“E falem dois ou três profetas, e
os outros julguem.”
Paulo (I Co, 14: 29)
As palavras de Paulo – inegavelmente a maior
autoridade em assuntos mediúnicos dos tempos apostólicos – deveriam servir de
alerta àqueles que têm a responsabilidade da publicação de obras de origem
mediúnica.
A literatura mediúnica tem aumentado de maneira
assustadora. Diariamente, aparecem novos médiuns, novos livros, alguns bem
redigidos, se observados quanto ao aspecto gramatical, mas de conteúdo duvidoso
se analisadas as revelações fantasiosas que iludem muitos novatos, ainda sem
conhecimento doutrinário que lhes possibilite um exame criterioso daquilo que
leem.
Muitos desses livros se originam de Espíritos
ardilosos que, de maneira sutil, se lançam no meio espírita como arautos de
novas revelações capazes de encantarem leitores menos preparados, aqueles sem
um lastro de conhecimento doutrinário que lhes possibilite um exame lúcido,
capaz de os levar a conclusões esclarecedoras.
Muitas pessoas que conheceram recentemente a
Doutrina, antes de estudarem Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne e outros
autores conceituados; antes de lerem as obras de médiuns como Francisco Cândido
Xavier, Yvonne A. Pereira, Divaldo Franco, José Raul Teixeira, estão se
deparando com obras fantasiosas, escritas em linguagem vulgar, contendo o que pretendem
seus autores – encarnados e desencarnados – sejam novas revelações.
Bezerra de Menezes, Emmanuel, André Luiz, Meimei,
Manoel Philomeno de Miranda, Joanna de Ângelis e tantos outros Espíritos se
tornaram conhecidos e respeitados pelo conteúdo sério, objetivo, seguro,
esclarecedor de suas obras, sempre redigidas em linguagem nobre. Esses
Espíritos conquistaram, pouco a pouco, o respeito, a credibilidade e a
admiração do público espírita pelo conteúdo de seus escritos, na forma de
mensagens ou de livros, publicados espaçadamente, como que dando tempo a um
estudo sereno e criterioso do seu conteúdo.
Nos dias que correm, infelizmente, o quadro se
modificou. Muitos médiuns, valendo-se de nomes já conhecidos pelo valor de suas
obras, tentam impor-se aos leitores espíritas, não pelo valor das mensagens em
si, mas escorados em nomes respeitáveis.
Sabendo-se que nomes pouco importam aos Espíritos
esclarecidos, é de se perguntar por que os benfeitores que se notabilizaram
através de Francisco Cândido Xavier haveriam de continuar usando seus nomes em
mensagens transmitidas através de outros médiuns? Se o importante é servir à
causa do Bem, por que essa continuidade na identificação, tão pessoal, tão
terrena? Não seria mais consentâneo com a impessoalidade do trabalho dos
Servidores do Bem deixar que o valor intrínseco da mensagem se revele, sem
estar escorado num nome conhecido? Por que não deixar que a mensagem se imponha
pelo valor de seu conteúdo? Por que escudar-se em nomes respeitáveis, quando o
texto não resiste a uma comparação, até mesmo superficial, de conteúdo e, às
vezes, até mesmo de forma?
Por que essa ânsia insofreável de publicar tudo o
que se recebe – ou que se imagina ter recebido – dos Espíritos? Onde o
critério, a sobriedade tantas vezes recomendada na obra de Kardec? Será que o
público espírita já leu, estudou, analisou, entendeu toda a produção mediúnica
produzida até agora?
Ao dizer isso não se está afirmando que a fase de
produção mediúnica está encerrada. Sabe-se que a Doutrina é dinâmica, que a
revelação é progressiva. Progressiva, e não regressiva, pois há obras que estão
muito abaixo daquilo que se publicou até hoje, para não dizer que há aquelas
que nunca deveriam estar sendo publicadas.
Infelizmente, os periódicos espíritas, de modo
geral, não publicam análises dessas obras que estão sendo comercializadas,
ostentando indevidamente o nome da Doutrina.
Impera, no meio espírita, um sentimento de falsa
caridade, um pieguismo mesmo, que impede se analise uma obra diante do público.
Essas atitudes é que encorajam médiuns ávidos de notoriedade à publicação dessa
verdadeira avalancha de obras, que vão desde aquelas discutíveis a outras
verdadeiramente reprováveis.
Nesse particular, é justo se chame a atenção dos
dirigentes de núcleos espíritas, sejam centros, sejam livrarias, a fim de que
avaliem a responsabilidade que lhes cabe quanto ao que é dado a público em nome
do Espiritismo. O dirigente – ou o grupo responsável pela direção de uma casa
espírita – responderá perante o Alto, sem a menor dúvida, pela fidelidade aos
princípios doutrinários de tudo o que se divulga em nome do Espiritismo, seja
na exposição oral, num livro ou simplesmente num folheto. O mesmo se diga
relativamente àqueles responsáveis pelas associações intituladas “clube do
livro”.
José Passini
passinijose@yahoo.com.br
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